Sobre o Lean Score

O Lean Score é uma ferramenta projetada para funcionar em empresas de qualquer tamanho ou segmento. Extremamente flexível, com ela você define seus Scorecards e Indicadores como quiser, ajustando-os à realidade de sua organização. Dessa maneira, você terá diferentes visões (financeira, contábil, departamental, política, etc) por meio de um mapa completo de informações.
Utilizando como base o PDCA e ferramentas da filosofia Lean, crie seus Scorecards, Indicadores, Fórmulas, Projetos A3, Kaizens e acompanhe a situação de seus produtos e/ou serviços por meio de um gerenciamento diário. Faça um teste, é gratuito, e surpreenda-se com os resultados!

  • Por quê flexível?
  • Desdobramento da estratégia
  • Análise top-down
  • A3 para resolver problemas
  • Overview de utilização

Você pode criar Scorecards e Indicadores com os nomes que desejar e analisá-los da maneira como quiser.
Por exemplo, imagine que para sua empresa é importante gerenciar os valores gastos mensalmente com as conta de luz. Dentro de um Scorecard chamado "Lucro Bruto" você poderá incluir vários níveis de Scorecards até um chamado "Despesas gerais" e dentro dele "Conta de Luz".
Com o Lean Score isso é possível, pois ele permitirá que você crie seus Scorecards da maneira como desejar.

Depois que a estratégia de uma empresa é definida, chega o momento de desdobrá-la em Scorecards/Indicadores a fim de que se tenha certeza que o trabalho executado diariamente esteja no caminho certo.
Desdobrar uma estratégia (Hoshin Kanri) não é uma tarefa nada fácil, os responsáveis (líderes) devem ter o conhecimento necessário para estabelecer relações claras entre os Scorecards/Indicadores, a fim de que os resultados obtidos em pequenas tarefas feitas diariamente sejam repercutidos no próximo Scorecard acima e assim por diante, até chegar aos principais objetivos da empresa.
Com isso, a alta direção terá a certeza de que o trabalho diário trará benefícios diretos à companhia.
O Lean Score possui um dashboard personalizado, assim você conseguirá selecionar os Scorecards mais importantes que deseja medir, facilitando o gerenciamento a fim de tomar uma decisão.

Vamos imaginar que um Scorecard chamado "Lucro Líquido" esteja fora da meta no mês atual.
Com o Lean Score você poderá analisar rapidamente os Scorecards que compõem o "Lucro Líquido" em diferentes níveis até chegar no respectivo Scorecard com problema. Posteriormente, você poderá tomar algumas atitudes para resolver a situação como: criar um A3 a fim de buscar a causa raiz e gerar um plano de ação, ou criar rapidamente um Kaizen (uma medida de contenção).
Na maioria das vezes, um problema no lucro da empresa é algo que envolve um estudo detalhado e o A3 é a ferramenta certa para esse tipo de situação. Por outro lado, o problema pode ser algo simples de se resolver. O Lean Score te ajudará a ter uma visão clara de onde atacar os problemas de forma que sua empresa gaste menos tempo, esforço e dinheiro.

Você já ouviu falar do A3?
O A3 é uma importante ferramenta evoluída na Toyota que permite descobrir a causa raiz dos problemas. A aplicação do A3 deve-se iniciar com duas pessoas interagindo nas funções de autor/orientador.
Para gerar um bom A3, o autor deve-se atentar aos seguintes pontos:
- Um relatório A3 deve descrever até 3 problemas
- Sempre avaliar uma situação baseada em fatos e dados
- Observar o problema desde quando começou
- Investigar a causa detalhadamente, revisando todos os fatos e dados
- Se necessário, usar medidas temporárias de contenção
- Identificar a causa raiz
- Estabelecer ações, contramedidas e seus respectivos prazos
Você obterá mais informações sobre o A3 durante a utilização do Lean Score.

Dicas para utilização do Lean Score:
  1. Crie no máximo 5 Scorecards chave que darão origem a sua árvore de informações principal.
  2. Desdobre os Scorecards até o nível dos Indicadores e estabeleça uma relação entre eles por meio de uma fórmula (real e meta).
  3. Faça upload das informações em todos os Indicadores criados.
  4. Execute os cálculos.
  5. Acompanhe as diferenças entre real e meta.
  6. Dificuldade para atingir as metas? Crie um A3 e um plano de ação para o respectivo Scorecard.
  7. Identifique as melhorias rápidas em seus Scorecards e se necessário elabore Kaizens.
  8. Aprenda com os A3 e melhore cada vez mais os resultados - Surpreenda-se!